domingo, 1 de março de 2009

Eu? Bem...er

Logo no início de minhas aulas, numa Quarta feira especificadamente, deparei-me com um dos meus maiores desafios.
A professora de Filosofia em sua delicadeza natural, olha para a sala enquanto lê um texto:
"...Ao chegar no céu, a mulher é questionada:
-Quem es?
-Eu sou Fátima
-Não pergunto teu nome, quem es?
-Eu sou esposa de João
-Não pergunto de quem es esposa, quem es?
-Eu sou dona de casa
-Não pergunto se es dona de casa, quem es?
..."
Por aí vai o texto... Se alguém ainda não entendeu: Fátima estava sendo questionada quanto a pessoa que ela era, qual a essência dela.
Sabia que vinha coisa. E estava certa. Ao término de sua narração, a professora anuncia que deveríamos fazer um texto falando quem nós somos. E, meus caros, isso não é fácil.
Saber as nossas fraquezas, nossas necessidades, nossos defeitos é difícil... Difícil porque nós somos Humanos, nos enganamos, erramos.
Ciência alguma conseguirá 'desvendar-nos'. Cada um tem seus modos, seus conceitos, religiões... Somos todos seres, mas que pensam diferente.
A vulnerabilidade (sim, todos os seres são vulneráveis) a qual nos entregamos, nos lembra que ainda temos muito que aprender sobre nós mesmos. Somos quase um enigma (ou somos), mas todo enigma é descoberto... Demora, mas com o tempo vai se conhecendo as peças.
O problema é que acabamos muita das vezes por nos preocupar em conhecer o vizinho e quase que automaticamente deixamos-nos para trás... E como entenderemos o próximo se nós mesmos não sabemos quem somos?
É cansativo, dá preguiça, medo, insegurança, mas, é algo praticamente obrigatório se quisermos evoluir e não errar mais ( acredite, um dia não erraremos mais). Não direi qual o segredo porque nem sei ainda, mas posso dizer que é até divertido.

5 comentários:

????????????????? disse...

É. Saber quem somos é o primeiro passo para uma evolução pessoal. Ah que saudade de minhas aulas de Filosofia, "/
Somos o quê queremos ser, mas, muitas vezes, as pessoas preferem ser o quê é conveniente.
;D

Raquel Gonçalves disse...

Hum...filisofia...era minha matéria preferida.
Muito boa essa sua reflexão, eu também penso mais ou menos assim.
Adorei o seu blog, vou te linkar no meu pra eu estar sempre por aqui.
Namastê!

Renan Barreto disse...

Na faculdade tive e tenho overdose de filosofia, mas sobre o que você disse, realmente é difícil sabermos quem somos nós. Somos tão difíceis de conceituar que parece até impossível, se bem, acho que é.

Valeu!

Anderson Meireles disse...

Li algo parecido num livro chamado: Como um místico amarra os sapatos.
Belo texto. Filosofemos!

Unknown disse...

tô lembrada desse texto!!!!